ESTOU COM DOR NAS COSTAS, E AGORA: REPOUSO OU EXERCÍCIO?
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, mas atualmente esse conceito está mudando! Existem diversos estudos que nos trazem que o exercício físico é muito bem-vindo para você que sente dores nas costas.
Você sabia?
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas que sofrem de dores nas costas está aumentando e deve atingir 80% da população. Entre os fatores desencadeantes estão fatores mecânico-posturais, como má postura, fraqueza muscular, falta de flexibilidade e mobilidade articular. Outros fatores que podem contribuir para dores nas costas são sobrepeso, sedentarismo, lesões causadas por algum acidente entre outros.
Mas isso pode mudar....
Atualmente o conceito de manter repouso quando se está com dor está mudando! Existem diversos estudos que nos trazem que o exercício físico é muito bem-vindo para você que sente dores nas costas e que pacientes que iniciam alguma modalidade de exercício físico de 2 à 3 vezes na semana tem redução significativa de dores e uma melhor qualidade de vida.
Ué, Dra, mas minha dor não vai piorar?
A resposta é NÃO! Nosso corpo foi desenvolvido para se manter em movimento, com uma boa força muscular, com um bom alongamento, flexibilidade e mobilidade. Quando por algum motivo há um desequilíbrio entre esses fatores, começamos a sobrecarregar nossas articulações e gerar dores pelo nosso corpo.
Qual tipo de exercício posso realizar?
Para saber qual o melhor método para tratar sua dor, é de extrema importância realizar uma avaliação com um Fisioterapeuta para que possamos avaliar seu caso e ver qual a necessidade que seu corpo precisa naquele momento. Atualmente possuímos diversos métodos de tratamento disponíveis como por exemplo:
Sessões de Fisioterapia: sessões de fisioterapia são muito utilizadas quando o paciente se encontra em um quadro de dor muito intenso ou que necessite de uma reabilitação que utilize técnicas próprias da fisioterapia. São trabalhadas diversas técnicas manuais, exercícios e utilização de aparelhos analgésicos. Neste momento o principal objetivo é reduzir a dor e devolver independência ao paciente.
Pilates: Este é o método ouro para tratamento de dores nas costas. São realizados exercícios específicos para cada paciente, aonde será trabalhado o fortalecimento muscular, alongamentos, mobilidade, flexibilidade, respiração, equilíbrio e melhora da postura.
Musculação: A musculação é muito utilizada para atuar no fortalecimento muscular, melhora de condicionamento físico, perda de peso e redução de quadro álgico.
Então se você possui alguma dor no seu corpo procure um profissional capacitado para que ele prescreva o melhor método para resolver o seu caso!
Mantenha-se sempre em movimento, repouso nem pensar!
Fisioterapeuta formada pela UNIASSELVI 2021
Possui curso de formação completa em Pilates pela VOLL PILATES Curso Liberação Miofascial Curso de Raciocínio Clínico Avançado
Qualidade de vida no trabalho! Cuidado! BURNOUT!
Qualidade de vida no trabalho!
Os benefícios dos tratamentos estéticos para saúde
Os benefícios dos tratamentos estéticos, além do aspecto físico, eles trazem muitos benefícios a sua saúde
Hérnia de disco
A hérnia de disco é caracterizada pela projeção ou saída do disco intervertebral de sua estrutura.
Fibromialgia: atividade física como tratamento
Caracterizada como uma dor crônica, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta por várias partes do corpo.