Hérnia de disco:
A hérnia de disco é caracterizada pela projeção ou saída do disco intervertebral de sua estrutura.
O disco é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa, que contém um líquido gelatinoso em seu centro, e está localizado entre uma vértebra e outra, em toda coluna vertebral. Esse anel fibroso, quando está desgastado, permite que o líquido que está mantido no seu centro realize uma expansão ou abaulamento da sua estrutura, causando a hérnia discal.
Tipos de hérnia de disco:
* Protrusa: Na hernia protrusa, o disco se alarga e sai de seu lugar de origem, mas mantém o líquido gelatinoso no seu centro. As paredes do disco poderão tocar em regiões e áreas de grande sensibilidade nervosa, gerando dores e incapacidades.
* Extrusa: Essa condição se dá quando há o rompimento do anel fibroso e o conteúdo gelatinoso interno sai por meio de uma fissura na membrana.
* Sequestrada: É aquela que rompe a parede do disco e o líquido gelatinoso migra para dentro do canal medular. Além da pressão na raiz nervosa, provoca inflamação e compressão contínua. É o tipo de hérnia que provoca a chamada dor química, pois esse núcleo pulposo, quando fora do seu ambiente natural, tem propriedades químicas ácidas e provoca dores insuportáveis. Neste caso, a melhora só será possível com medicamentos, repouso ou até mesmo cirurgia.
Causas e Local Mais Afetado
Essa lesão acontece com mais frequência na região lombar, entre L4 - L5 e L5 - S1, e sua causa pode estar relacionada com o esforço excessivo, fraqueza muscular, desgaste articular e principalmente a má postura.
Sintomas Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Muitas pessoas não apresentam sintomas e vivem uma vida normal, já outras pessoas podem sentir dor em alguns movimentos, formigamento nos braços ou pernas, perda de força, aumento de sensibilidade e dor irradiada para pernas ou braços.
Tratamento
O tratamento para esses casos serão o fortalecimento e correção postural, com a musculação, pilates, hidroterapia e tratamento fisioterapêutico.
As mudanças no estilo de vida são essenciais para prevenirmos a aparição da hérnia de disco, entre elas podemos destacar:
– Praticar atividades físicas com orientação profissional, para fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna, o que a tornará mais resistente aos possíveis impactos;
– Adotar uma dieta saudável para controlar o peso corporal e evitar que a coluna sofra com as sobrecargas;
– Evitar o excesso de peso no dia a dia ou no trabalho;
– Praticar exercícios de alongamento;
– Manter uma postura adequada no dia a dia.
Dra. Camila T. Schuck CREFITO 350243-F
Fisioterapeuta formada pela UNIASSELVI 2021
Possui curso de formação completa em Pilates pela VOLL PILATES Curso Liberação Miofascial Curso de Raciocínio Clínico Avançado
Qualidade de vida no trabalho! Cuidado! BURNOUT!
Qualidade de vida no trabalho!
Os benefícios dos tratamentos estéticos para saúde
Os benefícios dos tratamentos estéticos, além do aspecto físico, eles trazem muitos benefícios a sua saúde
Hérnia de disco
A hérnia de disco é caracterizada pela projeção ou saída do disco intervertebral de sua estrutura.
Fibromialgia: atividade física como tratamento
Caracterizada como uma dor crônica, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta por várias partes do corpo.